You are currently browsing the daily archive for outubro 20, 2017.

Eu, menino pobre, morador da Rua da Frente, sempre gostei de percorrer a Rua do Meio, em especial aquele quadrilátero do famoso Portal Mágico. Foi naquele trecho que assumi meu primeiro emprego; foi justo ali nas proximidades do Cine Miramar onde eu e Chico Novo construímos dois quebra-canelas antológicos.

No início da rua, do lado esquerdo, a casa de Manoel Bento. Do outro lado, a casa onde residia um membro da família Lúcio – José Lúcio (?).

Esses dois prédios, por suas características arquitetônicas e excelente localização estratégica, sempre contaram com a minha admiração, mas, pela pequenez dos meus projetos de futuro, jamais fizeram parte de meus sonhos patrimoniais. Era apenas admiração. Mas ambas já derreteram sob o peso do desleixo dos nossos administradores.

Nas proximidades da outra ponta da rua, duas casas chamaram minha atenção e a de quase todos os areiabranquenses: o sobradinho dos Dantas e a casa de dona Edite Belém, esta de frente para outro ícone arquitetônico de Areia Branca, nosso querido Cine Coronel Fausto. O sobradinho dos Dantas era um palacete que, aos meus olhos de criança, cintilava como se fosse incrustado de lantejoulas.

Visitando Areia Branca em agosto, tive o prazer de contemplar com emoção a casa amarela, agora de pintura nova e ares de balzaquiana em dia de Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Parei por um momento e dediquei toda a minha atenção àquele casarão. Imaginei-me então seu proprietário. Regressei no tempo e vislumbrei do lado direito a casa onde morava Sonia de seu Adauto. E virei-me para contemplar o que resta do cineteatro que um dia tocou nossos corações. No outro lado da rua, um pouco à esquerda, de soslaio, ainda contemplei o imóvel que substitui o sobrado dos Dantas.

Não sei por que, sinto que esse belo casario guarda resquícios de uma monarquia por nós desconhecida.

EvaldOOliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

 

 

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Para receber as novidades do blog