Espaço para a recuperação de fatos e boatos ditos e ocorridos na Areia Branca dos anos 1950-1970. Se você conhece essa história e deseja participar dessa empreitada, coloque seu email no comentário para receber um convite de colaborador.

Se você nasceu depois dos anos 70, e tem fotografias recentes de Areia Branca, será bem-vindo se desejar publicar suas fotos para termos uma idéia de alteração do espaço urbano areia-branquense.

Letra e música do hino de Areia Branca encontram-se aqui.

Os colaboradores

marcelo_caricaturaNascido em Areia Branca em Julho de 1953, Marcelo Dutra é filho do Dr. Vlcente Dutra, dentista que trabalhou durante 15 anos nesta cidade, e de Dona Nenen. O curso primário foi feito na escola de Dona Julita, situada na Rua da Frente. Em 1964 mudou-se com toda a família para Fortaleza, terra natal de seu pai. Nesta capital cursou o ginasial e científico no Colégio Cearense, pertencente aos irmãos Maristas. Ingressou na Universidade Federal do Ceará, onde cursou e concluiu o curso de Engenharia Mecânica em 1976. Trabalhou nas construtoras EIT e Queiroz Galvão. Em 1983 ingressou na Petrobras, onde trabalha até hoje na cidade de Natal. Atualmente cursa um MBA em Gerenciamento de Projetos.

othonsouzaOthon Souza é filho do prático Zé Antonio e de “Belezinha”. Com a morte prematura do pai (1971), passou a ser conhecido como “Oto de Belezinha”. Nascido em Natal, teve sua gênese em  Areia Branca a partir dos últimos anos da década de 60, quando para lá se dirigia nas férias escolares. Ficava  na casa de parentes. Passou a amar esta terra tão fantástica, hospitaleira, de um povo  rico culturalmente e inesquecível. Graduou-se Engenheiro Agrônomo e pós-graduou-se mestre em agronomia, pela antiga Escola Superor de Agricultura de Mossoró (hoje, UFERSA), em 1996. Atualmente reside em Rio Branco capital do Acre, prestando serviços na Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (ex-EMATER).

Evaldo Alves de Oliveira, nascido em abril de 1945, é filho de José Silvino e Ester. Em janeiro de 1960,ele e seus nove irmãos, na companhia dos pais, foram morar em Natal. Em Areia Branca, moravam na Rua do Meio, e nos últimos treze anos em AB (de 1947 a 1960) seu pai teve uma mercearia na Rua da Frente, que tinha como principal função o abastecimento das barcaças que transportavam sal. Seu pai também era músico, e tocava em uma bandinha que animava os intervalos dos filmes no Cine Coronel Fausto. Formou-se em Medicina em Natal, e em janeiro de 1972 foi para Brasília, onde se especializeu em Pediatria e, posteriormente, em Homeopatia (em São Paulo). Gosta muito de viajar pelo mundo, do qual já conhece boa parte. Hoje preocupa-se com o planejamento estratégico de micro e pequenas empresas. Vejam alguns dos seus escritos no blogue www.evaldoab.wordpress.com.

cas_19751Carlos Alberto dos Santos nasceu em Areia Branca, em 1947. Veja na foto ao lado como ele era em 1975. Estudou na escola de D. Chiquita do Carmo, com a profa. Alice Carvalho. Fez a 3a e 4a séries na Escola da profa. Maria Felipe, e a 5a série na escola da profa. Geralda Cruz. Fez o ginasial no Marista de Natal, e o científico no Atheneu. Abandonou o curso de engenharia civil da UFRN na metade do 2o. ano para fazer o bacharelado em física na PUC do Rio de Janeiro. Fez mestrado e doutorado na UFRGS e pós-doutorado no Centro de Estudos Nucleares de Grenoble, França. Foi professor da UFRN de 1974 a 1992, quando se transferiu para o Instituto de Física da UFRGS. Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univ. Federal da Integração Latino-Americana (Unila), avaliador de cursos do MEC e colunista da Ciência Hoje Online. Mantém os seguintes endereços na internet: http://www.if.ufrgs.br/einstein/, http://www.professorcarlos.com/http://papodebotequim.wordpress.com/.

Anúncios